Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar neste site, concorda com a sua utilização e a nossa política de privacidade.

Saber mais

INDÚSTRIA 4.0

A Indústria 4.0 ou a Quarta Revolução Industrial é impulsionada pelas tecnologias inovadoras que causam efeitos profundos, quer nos sistemas de produção quer nos modelos de negócio.
A Indústria 4.0 é um conceito que representa a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas (Internet of Things IoT) e computação em nuvem com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais melhorando os processos e aumentando a produtividade. O fundamento básico que a Indústria 4.0 sustenta é que através da interligação das máquinas, sistemas de produção e equipamentos, as empresas tenham a capacidade de criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de produtiva, e assim, controlar e comandar os processos de produção de forma independente.


Quais as tecnologias agregadas pela indústria 4.0:

- Big Data – Os sistemas informáticos, os computadores de elevada capacidade e as redes de comunicação abrangentes e de baixo custo, fazem com que seja possível armazenar com rapidez uma grande quantidade de informação. Informação essa que depois de tratada e analisada em tempo real, ajuda na gestão empresarial.

- Advanced Analytics – Consiste  num conjunto de métodos e técnicas avançadas para ajudar na elaboração de previsões com base na informação (Big Data) e efetuar simulações e análise de cenários que permitam antecipar riscos, tomar decisões e otimizar processos.

- Cloud Computing – É um sistema informático em que o armazenamento de dados é efetuado em servidores especializados e cujo acesso à informação, serviços e programas é efetuado remotamente via internet. 

- Internet das coisas (Internet of Things IoT) – A Internet das coisas é um conceito que se refere à interligação de aparelhos do cotidiano com a internet, como máquinas, equipamentos de transporte, eletrodomésticos, entre outros. Esta interação é feita com base em sensores (temperatura, humidade, presença, etc), transformando objetos estáticos em elementos dinâmicos de uma rede integrada, cujas centrais utilizarão essa informação de forma inteligente.